O que fazer quando o plano de saúde nega internação

Muitos pacientes que tem uma internação negada pelo plano de saúde procuram nosso escritório para saber como reverter a negativa e garantir aceso ao tratamento necessário.

Como se sabe, a negativa de cobertura de internação pelo plano de saúde, principalmente em situações de urgência e emergência, é uma das principais reclamações de pacientes, sendo sempre recomendável buscar auxílio imediato de um advogado especialista em planos de saúde para afastar abusos e garantir o acesso imediato ao tratamento que você precisa.

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A lei dos planos de saúde estabelece que os planos devem garantir a cobertura de tratamento de qualquer doença listada na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, também chamada simplesmente de CID.

Além disso, o beneficiário do plano de saúde é protegido pelo Código de Defesa do Consumidor, que considera nula qualquer restrição que ponha o consumidor em situação de desvantagem excessiva.

Dessa forma, se uma doença é coberta, obviamente o tratamento deve ser coberto pelo plano de saúde, seja ele plano de saúde Amil, Unimed, Notredame Intermédica, Bradesco Saúde, SulAmerica , Allianz, Porto Seguro, Prevent Senior ou qualquer outro, e isso inclui a internação e atendimentos necessários.

Ainda assim, existem diversas situações em que o plano de saúde nega internação, então o paciente deve ficar atento pois, na enorme maioria dos casos, essas negativas são consideradas indevidas. Vamos conversar um pouco sobre cada uma delas.

 

Por que o plano de saúde nega internação?

A negativa de cobertura de internação pelo plano de saúde normalmente se dá sob a justificativa de questões contratuais como prazos de carência ou de cobertura parcial temporária (CPT), ou ainda em razão da área de cobertura do plano.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas situações.

 

Negativa de internação por carência:

A carência é um período em que o plano de saúde pode não cobrir determinados serviços ou procedimentos. Após o término da carência, o beneficiário pode acessar todos os serviços previstos no contrato. Os prazos máximos de carência são:

Consultas e Exames:

  • Prazo: até 30 dias
  • Descrição: Para consultas e exames, o prazo de carência é de 30 dias. Isso se aplica a consultas médicas e exames básicos, não incluindo procedimentos cirúrgicos ou de alta complexidade.

Internações e Procedimentos Clínicos

  • Prazo: até 180 dias (6 meses)
  • Descrição: Para internações e procedimentos clínicos, como cirurgias e tratamentos prolongados, o prazo de carência é de 180 dias. Durante esse período, o plano não é obrigado a cobrir esses serviços, exceto em casos de urgência e emergência.

Parto e Atenção Obstétrica

  • Prazo: até 300 dias (10 meses)
  • Descrição: Para cobrir a atenção obstétrica, incluindo partos, o prazo de carência é de 300 dias. Este prazo visa assegurar que a gestante tenha tempo suficiente para o planejamento e acompanhamento da gravidez.

É importante dizer, no entanto, que em casos de urgência ou emergência, o atendimento deve ser imediato e sem restrições, e o plano de saúde não pode negar atendimento ou internação alegando que o usuário está cumprindo carências.

 

Negativa de internação por doença preexistente:

Quando uma pessoa contrata o plano de saúde e já tem o diagnóstico prévio de uma doença preexistente, ela terá que cumprir a chamada cobertura parcial temporária (CPT), que é uma regra que se aplica durante os primeiros 24 meses da contratação do plano de saúde.

Durante este período, a cobertura para aquela doença específica poderá ser limitado.

No entanto, em casos de urgência ou emergência, o atendimento deve ser imediato e sem restrições, e o plano de saúde não pode negar atendimento ou internação, mesmo durante o período da CPT.

 

Negativa de internação fora de rede credenciada:

Quando uma pessoa contrata o plano de saúde, terá direito a utilizar uma determinada rede credenciada de hospitais e laboratórios. No entanto, em situações de urgência ou emergência ou ainda quando a rede do plano não disponibiliza atendimento especializado que o paciente necessita, haverá o direito de ser atendido fora da rede.

 

Internação negada pelo plano de saúde: o que fazer

Em situações em que o plano de saúde nega a cobertura de uma internação, o paciente deve entrar em contato com a operadora para entender a justificativa para a negativa. Em seguida, deve procurar imediatamente um advogado especializado em direito à saúde para revisar seu caso e poder te orientar sobre as medidas cabíveis.

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Caso seja constatado que a internação negada pelo plano de saúde é abusiva, entrar com uma ação judicial contra o plano de saúde pode ser o caminho mais rápido para procurar resolver o problema e garantir o acesso ao tratamento necessário.

 

Como funciona um processo quando o plano de saúde nega internação

O primeiro passo é reunir a documentação referente ao caso, que abrange:

  • Cópia dos documentos pessoais do paciente
  • Cópia da carteirinha do plano
  • Cópia dos comprovantes de pagamento das últimas mensalidades para comprovar que o plano está ativo e em dia
  • Cópia do pedido médico
  • Cópia da negativa de cobertura do tratamento

O relatório médico é importante pois é o documento que indica e justifica a necessidade do medicamento. Peça ao seu médico que aponte detalhadamente o quadro clínico, os tratamentos já realizados e a justificativa para a opção de tratamento indicado no momento. O médico deve também fundamentar o pedido em referências de literatura médica e protocolos que comprovem que aquele tratamento que ele está solicitando é seguro e eficaz.

Além disso, é importante que o paciente procure também obter a negativa de internação por escrito, pois ali o convênio irá indicar qual a justificativa para estar negando a cobertura da intrnação e permitir que seja possível avaliar se a negativa é abusiva.

Tendo toda a documentação necessária em mãos, fale imediatamente com um advogado especialista em planos de saúde.

O advogado irá avaliar o caso, preparar e dar entrada rapidamente na ação judicial.

Nos processos contra plano de saúde em que se busca a cobertura de internação negada pelo plano de saúde, normalmente é possível apresentar ao juiz um pedido de liminar contra o plano de saúde.

 

O que é a liminar contra o plano de saúde

A liminar é uma decisão inicial e provisória, na qual o juiz, logo após receber o processo, avalia os fundamentos jurídicos apresentados e o risco de dano que a pessoa pode sofrer caso não tenha uma decisão judicial em seu favor imediatamente.

O objetivo da liminar, também chamada de “antecipação de tutela” ou “tutela de urgência”, é assegurar já em um primeiro momento o tratamento necessário, evitando assim que o beneficiário do plano de saúde venha a sofrer prejuízos irreparáveis.

 

Quanto tempo demora para sair a liminar

É comum que as pessoas se perguntem quanto tempo leva para sair a liminar? A verdade é que não há um prazo fixo, mas pela nossa experiência, o juiz costuma analisar o pedido de liminar em até 48h, e às vezes até no mesmo dia, dependendo da urgência do caso.

Seu advogado especializado em saúde, inclusive, poderá despachar diretamente com o juiz, garantindo agilidade na análise do pedido.

Mediante ordem judicial, o convênio será obrigado a autorizar e cobrir de imediato as despesas com o tratamento prescrito, afinal, saúde não espera.

 

O que acontece depois?

Após a decisão sobre a liminar, o processo terá seu trâmite normal, com a apresentação de defesa formal pelo convênio médico, a apresentação de réplica pelo beneficiário, produção de eventuais provas e, ao final, será proferida uma sentença.

Em seguida, vem a fase recursal, até que a decisão se torne definitiva.

 

Se entrar com um processo contra plano de saúde corro o risco de sofrer retaliações?

Não.  O usuário não pode ter o plano cancelado ou sofrer qualquer tipo de retaliação por mover um processo contra o plano de saúde. O acesso à Justiça é um direito constitucionalmente garantido e o Judiciário tem sido totalmente favorável aos usuários em quase 90% dos casos.

 

Conclusão

Bem, agora você já sabe que em casos de internação negada pelo plano de saúde normalmente essa negativa é abusiva e pode ser revertida com o suporte jurídico adequado.

Bueno Brandão Advocacia é um escritório especializado na defesa dos direitos dos pacientes com anos de experiência. Entre em contato conosco através do formulário abaixo e fale com um advogado especialista em saúde agora mesmo.

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